Nova pagina 2

 

 
Nova pagina 2

Principal   

Quem somos   

Últimas notícias   

Eventos   

Notícias da Saúde   

Artigos da Saúde   

Notícias da Enfermagem   

Vestibulares   

Instituições de Ensino   

Cursos e capacitações   

Concursos em Destaque   

Calculadoras   

Links Interessantes   

Terminologias   

Pesquisas e Estudos   

Biblioteca Virtual   

Enfermagem   

Biológicas e da Saúde   

Pós-Graduação   

Idiomas   

Áreas de Atuação   

Conselhos   

Enfer. em Saúde Pública   

Enfermagem do Trabalho   

Artigos   

Monografias   

Teses e Dissertações   

Leis,   
Decretos e Resoluções   

Código de Ética   

 
Nova pagina 2
   | 1 enfermeiros on-line

Concursos!  

  Notícias da Saúde
Medicina e Enfermagem são os cursos mais concorridos da Uepa

Pelo segundo ano consecutivo, o curso de Medicina em Marabá é a opção mais concorrida nos Processos Seletivos 2014 da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (18). A graduação recebeu 1.116 inscritos que disputam as dez vagas ofertadas pela modalidade Processo Seletivo (Prosel). Já pelo Programa de Ingresso Seriado (Prise)/3º Etapa, o curso de Enfermagem – 1º Semestre/Vespertino, em Belém, foi o mais concorrido com 198 candidatos para 12 vagas, numa relação de 16,50.

De acordo com a demanda de vagas por curso, disponível também no endereço paginas.uepa.br/priseeprosel, pelo Prosel – forma de ingresso em que o candidato faz as três etapas em um único ano -, o segundo curso mais concorrido é Fisioterapia com 94,45 candidatos por vaga, seguido por Licenciatura em Educação Física – 1º Semestre/Matutino, com 83,69.

Ainda nesta modalidade, voltada aos que já concluíram o Ensino Médio, os três cursos mais procurados são da capital: Medicina com 4.071 inscritos para disputar 50 vagas; Fisioterapia, com 1.889 candidatos e Engenharia de Produção, cujo número de candidatos inscritos é de 1.276. Os dois últimos cursos ofertam 20 vagas cada um.

Já pela terceira etapa do Prise – modalidade destinada aos estudantes do Ensino Médio –, a maior concorrência, após o curso de Enfermagem, é em Engenharia de Produção. Em Belém, são 12,20 candidatos para uma das 20 vagas ofertadas no total. A Uepa também registrou que, no Prise, os cursos que receberam o maior número de inscritos são de Belém: Medicina, com 376 candidatos para 50 vagas e Engenharia de Produção, com 244 inscritos para 20 vagas ofertadas.

O curso novo da Uepa, Licenciatura em História, estreia com números positivos: é a terceira maior concorrência do Prise, com 11,80 candidatos para 20 vagas, e nesta modalidade recebeu 236 inscrições. Pelo Prosel foram 1.234 inscritos. Eles também disputam 20 vagas, numa relação de 61,70 candidatos por vaga. A Uepa será a segunda universidade pública a oferecer o curso no Estado. A graduação chega para formar profissionais para atuar como professores da Educação Básica no Ensino de História, além das equipes de pesquisa, planejamento e execução de políticas públicas em museus e espaços culturais e de memória.

Vagas
Nos Processos Seletivos 2014 da Uepa são ofertadas 3.106 vagas em 24 cursos de graduação. Estas vagas são divididas igualitariamente entre as duas modalidades de acesso – 1.553 para o Prise e 1.553 vagas para o Prosel.

Este ano, foram 96.982 candidatos inscritos. Destes, 46,4 mil concorrem pelo Prosel. Já no Prise, são 28,4 mil inscritos na primeira etapa; 16 mil na segunda etapa; e 6 mil na terceira etapa.

Além de Licenciatura em História, a novidade deste ano é a oferta de Biomedicina, com 30 vagas em Belém.

Provas
Os Processos Seletivos da Uepa se desenvolvem  em  três  etapas marcadas, respectivamente, para os dias 24 e 25 de novembro e 15 de dezembro, das 8h às 13h, de acordo com o horário de Belém. Os candidatos inscritos pelo Prosel fazem as três etapas em apenas um ano. Já os do Prise devem comparecer aos locais de prova somente no dia destinado a etapa em que está concorrendo. Em todas as etapas, os portões serão abertos às 7h. O cartão de confirmação de inscrição está disponível no site da Uepa.

Na primeira etapa, os candidatos devem responder a 56 questões objetivas de conhecimentos gerais nas áreas de Química, Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História e Geografia.

Na segunda etapa, serão 60 questões objetivas de conhecimentos gerais e Língua Estrangeira. Na última etapa, os candidatos responderão a 54 questões objetivas, incluindo Língua Estrangeira, e uma redação valendo 30 pontos. Para todas as etapas, cada questão valerá 1 ponto.

Os candidatos a uma vaga no curso de Licenciatura Plena em Música no Prosel 2014 ou na terceira etapa do Prise se submeteram, obrigatoriamente, ao Exame Habilitatório. De caráter eliminatório e valendo 30 pontos, o Exame se dividiu em provas teóricas e práticas, que aconteceram nos dias 20 e 21 de outubro, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa e no campus da Universidade em Santarém. O candidato considerado habilitado continua concorrendo ao respectivo curso. O inabilitado concorre a outra opção, escolhida no ato da inscrição.

No dia da prova, além do cartão de confirmação de inscrição e de caneta esferográfica com tinta azul ou preta, os candidatos deverão ter em mãos documento oficial com foto, como a carteira nacional de habilitação (novo modelo), carteira de identidade ou carteira de trabalho. Não será aceito CPF, títulos eleitorais, carteira de estudante, ou quaisquer documentos ilegíveis ou fotocópias. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar os documentos originais por perda, roubo ou furto será necessário apresentar um atestado de registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 90 dias.


G1


 Este conteúdo foi visitado 849 vezes.  

<< Voltar para a página anterior...
Livros - Submarino.com.br
Nova pagina 2

Nova pagina 2
 
 
 


Acompanhe nosso RRS

 

 

 
Nova pagina 2