Nova pagina 2

 

 
Nova pagina 2

Principal   

Quem somos   

Últimas notícias   

Eventos   

Notícias da Saúde   

Artigos da Saúde   

Notícias da Enfermagem   

Vestibulares   

Instituições de Ensino   

Cursos e capacitações   

Concursos em Destaque   

Calculadoras   

Links Interessantes   

Terminologias   

Pesquisas e Estudos   

Biblioteca Virtual   

Enfermagem   

Biológicas e da Saúde   

Pós-Graduação   

Idiomas   

Áreas de Atuação   

Conselhos   

Enfer. em Saúde Pública   

Enfermagem do Trabalho   

Artigos   

Monografias   

Teses e Dissertações   

Leis,   
Decretos e Resoluções   

Código de Ética   

 
Nova pagina 2
   | 1 enfermeiros on-line

Concursos!  

  Notícias da Saúde
Salvador sediará II Seminário Nacional da História da Enfermagem

Nos dias 3 e 4 de dezembro será realizado, em Salvador-BA,  o II Seminário Nacional da História da Enfermagem . O evento comemora os 40 anos do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e dá continuidade à série histórica do seminário, que ocorreu pela primeira vez há 3 anos.

O Seminário também reunirá pesquisadores da História da Enfermagem de todo o Brasil como os estudiosos Joel Rolin Mancia, Almerinda Moreira, Lina Maria Brandão de Aras, Taka Oguisso, Tânia Cristina Franco Santos, Maria Itayra Coelho de Souza Padilha, Rinaldo de Souza Neves, Valdemar de Assis Lima, Wellington Mendonça de Amorim, Regina Maria dos Santos  e a museóloga Gleice Pereira. O presidente do Cofen, Osvaldo Albuquerque, e a conselheira federal Maria do Rozário de Fátima Borges Sampaio também compõem a lista dos palestrantes do evento.

Com o objetivo de divulgar e valorizar a profissão do enfermeiro para a comunidade, o seminário terá palestras, mesas-redondas, apresentação de pôsteres e visita guiada ao MuNEAN.

Confira abaixo a programação do evento:

Abertura
3/12
Manhã
9:00hSessão solene de aberturaLançamento do selo e carimbo comemorativo dos 40 anos do Cofen;Palestra:Cofen 40 anos lutando pela autonomia da enfermagem

Palestrante: Osvaldo Albuquerque Sousa Filho

Palestra: MuNEAN um marco para a profissão no Brasil

Palestrante: Maria Júlia Lemos

Entrega do prêmio MuNEAN

Tarde
3/12
14:00h-14:50hPalestra: Enfermagem: trajetória histórica de uma profissãoPalestrante: Lina Maria Brandão Aras ( UFBA/BA)-Coordenador:) Maria Luísa de Castro  Almeida(Coren/BA)

15:00h-17:00h

Mesa redonda: Personalidades de destaque na construção da enfermagem brasileira

Palestra: Precursora da enfermagem moderna no país: Edith de Magalhães Fraenkel

Palestrante 1- Joel Rolim Mancia ( ABEn/RS)-

Palestra: Primeira presidente do Cofen: Maria Rosa Souza Pinheiro

Palestrante 2- Emiliane Santiago ( UFTM/Uberlândia)

Palestra: Segunda presidente do Cofen: Amália Correa de Carvalho

Palestrante 3- Taka Oguisso ( USP/ São Paulo)-

Coordenadora: Neide Maria Freire Ferraz ( UFPE/PE)

Manhã
4/12
9:00h-9:50hPalestra: Imagem pública da enfermeira no Brasil Palestrante: Tânia Cristina Franco (UFRJ/RJ)Coordenadora: Gilberto Tadeu C. Reis (UFBA/BA)

10:00h-12:00h

Mesa Redonda- A pesquisa Histórica em Enfermagem no contexto atual

Palestra: Palestra: MuNEAN a importância do museu para a enfermagem

Palestrante: Valdemar de Assis Lima ( UFSC/SC)-

Palestra: A contribuição da pesquisa histórica na construção de políticas públicas

Palestrante 2- Wellington Mendonça de Amorim ( UNIRIO/RJ)-

Palestra: A pesquisa em história da enfermagem no contexto Internacional

Palestrante 3- Maria Itayra Coelho de Souza Padilha ( UFSC/SC)-

Coordenadora: Regina Maria dos Santos ( UFAL/AL)

Tarde
4/12
14:00h-Visita ao MuseuVisita guiada pelos mediadores do MuNEANExposição de Pôsteres

Maria Rosa Souza Pinheiro- Emiliane Santiago

Edith de Magalhães Fraenkel- Joel Rolim Mancia

Haydée Guanais Dourado- Gilberto Tadeu C. Reis

Wanda de Aguiar Horta- Rinaldo Neves

Maria Ivete Ribeiro de Oliveira- MuNEAN

 

Coordenadora: Gleice Pereira ( MuNEAN)

 

 

Abaixo os currículos dos palestrantes:

Lina Maria Brandao de Aras

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal da Bahia (1983), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1995) e pós doutorado na Universidade Federal de Pernambuco (2009-2010). É Professor Associado III do Departamento de História, da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: Bahia, rebeldias, região, literatura e gênero.

Taka Oguisso

Possui Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Cruz Vermelha Brasileira (1958), Graduação em Direito – Faculdades Metropoltanas Unidas (1972), Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública (1984) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery Ufrj Lei 5802 de 11 9 72 Dou 12 9 72 (1974). Atualmente é – International Advisory Board – Japan Journal of Nursing Science e Professor Titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Ética Profissional da Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: história da enfermagem, pesquisa em enfermagem, história da profissionalização da enfermagem, etica da enfermagem e ocorrências éticas

Almerinda Moreira

Possui graduação em Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (1975), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1990) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado nível 4 da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO, ocupando o cargo de Diretora do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO. Membro efertivo da Associação Brasileira de Enfermagem – RJ e Diretora de Comunicação Social da Academia Brasileira de História da Enfermagem (ABRADHENF).Membro Fundador do Laboratório de Pesquisa de História da Enfermagem Laphe/EEAP-UNIRIO. Membro do Laboratório de Estudos em História da Enfermagem (LAESHE), da EERP-USP. Orienta dissertações de mestrado, monografias de especialização, trabalhos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de graduação.Organizadora de oito edições do evento Encontro de Professores e Pesquisadores de História da Enfermagem e Mostra da Produção Científica de História de Enfermagem no Rio de Janeiro . Autora de livros de História da Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: história da enfermagem – escola, – história e enfermagem – história da profissão.

Joel Rolim Mancia

Possui: graduação em Enfermagem pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS(1988);Licenciatura Plena em Enfermagem pela UNISINOS(1990);Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Doutorado em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.Atua como enfermeiro assistencial no Hospital de Pronto Socorro da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Professor de graduação em enfermagem do Centro Universitário Metodista IPA de 2007 a 2011.Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção RS, nos períodos: 1995-1998 e 2004-207. Editor da Revista Brasileira de Enfermagem de 1998 a 2004. Membro fundador do Conselho Iberoamericano de Editores de Revistas de Enfermeria(2003); Vice-coordenador do Fórum Nacional de Editores de Revistas de Enfermagem(2010-2013). Editor da Revista Panamericana de Enfermería da Federación Panamericana de Profesionales de Enfermería(2003-).Editor-chefe da Revista Enfermagem em Foco do Conselho Federal de Enfermagem-COFEN. Membro do Conselho Editorial das Revistas: Nursing Inquiry(2005-2013) ( Universidade de Melbourne-Austrália), Revista Enfermería Clínica de Espanha (2002-atual);Revista Brasileira de Enfermagem. Consultor da Revista Texto & Contexto Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e do Núcleo de Estudos da História da Enfermagem Brasileira (2005-) (NEPHEBRAS) da Escola Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.Membro do Grupo de Pesquisa GEHCES da Universidade Federal de Santa Catarina(2000-).Conselheiro do Conselho Estadual de Saúde do RS(1998-atual) e membro da Comissão Estadual de DST/AIDS(2008-atual). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em publicações, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em enfermagem, história da enfermagem, organização de eventos científicos,enfermagem em urgência e emergência, marketing profissional da enfermagem, publicações de enfermagem e periódicos de enfermagem,organização de texto científico, editoração de livros e revistas.

Tânia Cristina Franco Santos

Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Luíza de Marillac (1982), Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1993) e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery / Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Pós- Doutorado em História da Enfermagem pela Escuela de Enfermería / Universidad de Valladolid (Espanha). Professora Associada do Departamento de Enfermagem Fundamental / Escola de Enfermagem Anna Nery / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuação no ensino de graduação e de pós-graduação. Orientações concluídas de 09 dissertações de mestrado e 05 teses de doutorado, além de vários trabalhos de conclusão de curso de graduação em enfermagem. Apresentações de trabalhos com autora e relatora em eventos nacionais e internacionais. Autora de livros e capítulos de livros. Publicação de diversos artigos em periódicos internacionais. Líder do grupo de pesquisa "História da Enfermagem nas instituições brasileiras do século XX". Bolsista de Produtividade do CNPq.

Maria Itayra Coelho de Souza Padilha

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978), Mestrado em Enfermagem pela EEAN/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), Livre Docência em Exercício da Enfermagem pela UNIRIO/RJ (1991) e Doutorado em Enfermagem pela EEAN/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor Associado III do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Está como Editora da Revista Texto & Contexto Enfermagem desde agosto de 2010. Está como Editora da História da Enfermagem – Revista Eletrônica (HERE) desde dezembro de 2009. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em História da Enfermagem. Atua nas linhas de pesquisas História da Saúde e Enfermagem e Educação em Saúde e Enfermagem, pesquisando principalmente os seguintes temas: ensino da historia da enfermagem, enfermagem pre-profissional, gênero, educação em saúde, enfermagem em saúde do adulto, reforma psiquiátrica e ética. Tem livros e capítulos de livros nacionais e internacionais e vários artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. E membro de conselho editorial e consultora Ad hoc de vários periódicos no Brasil, America Latina e Canada. Pós-Doutora em História da Enfermagem pela Lawrence Bloomberg Faculty of Nursing at University of Toronto. Pesquisadora do CNPq -1A.

Rinaldo de Souza Neves

Graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de Brasília em 1992, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília em 2003 e Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília em 2010. Atualmente é Docente e Gerente de Educação e Avaliação do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Tem experiência em Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), Diagnósticos de Enfermagem, cuidados com feridas, estomias e úlceras por pressão.

Valdemar de Assis Lima

Pós-graduado em Arte Educação pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (2009). Graduado em Museologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (2004). Atuação em Museologia, Educação, Gestão Cultural e Gestão de Pessoa

Wellington Mendonça de Amorim

Recebeu o título de Doutor em Enfermagem no ano de 2004 pela UFRJ. É professor Associado do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública, da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO, desde março de 1994. Foi Bolsista do Programa de Bolsas de Apoio ao Desenvolvimento e Qualificação da Pós-Graduação Stricto Sensu (PAPG) da UNIRIO (Mar. de 2011 a Mar. de 2012) durante a coordenação do projeto institucional denominado Influências das Políticas de Saúde na Configuração da Enfermagem de Saúde Pública no Brasil, no século XX: Demandas e Tendências . Membro Fundador do Núcleo de Pesquisa em História da Enfermagem Brasileira Nuphebras/EEAN-UFRJ e do Laboratório de Pesquisa de História da Enfermagem Laphe/EEAP-UNIRIO. É líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Laboratório de Abordagens Científicas na História da Enfermagem (Lacenf). Vice-lider do Laboratório de Estudos em História da Enfermagem (LAESHE), da EERP-USP. Membro da Academia Brasileira de História da Enfermagem (ABRADHENF). Dentre os sete trabalhos premiados destaca-se o Prêmio Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem – 1º lugar UFRJ em 2005. Editor da Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (2006-2007). Vice-Coordenador do Programa de Pós Graduação em Enfermagem – Mestrado – UNIRIO, no biênio 2008-2009. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Enfermagem – Mestrado – PPGENF-UNIRIO, no biênio 2009-2010; Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências – Doutorado – PPGENFBIO-UNIRIO, no biênio 2010 – 2011; Consultor ad hoc da Revista Gaucha de Enfermagem, Revista Cogitare Enfermagem, Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online e Revista Texto & Contexto – Enfermagem. Publicou 44 artigos científicos, 07 livros, 37 capítulos de livro, 02 livros (organizador, em parceira com Fernando Porto, nos livros História da Enfermagem Brasileira – Lutas, Ritos e Emblemas; e História da Enfermagem: Identidade, Profissionalização e Símbolos). Orientou 10 dissertações de mestrado, 17 monografias de especialização, 13 trabalhos de iniciação científica (PIBIC-CNPq, IC-Faperj e IC-UNIRIO) e 25 trabalhos de conclusão de graduação. Organizador de cinco edições do evento Encontro de Professores e Pesquisadores de História da Enfermagem e Mostra da Produção Científica de História de Enfermagem no Rio de Janeiro . Atualmente integra a equipe de pesquisadores do projeto institucional História do Cuidado nos aspectos micro e macromoleculares: Prática, Saberes e Instituições , na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Membro da Câmara Técnica de Educação e Pesquisa do Conselho Regional de Enfermagem – COREn-RJ.

Regina Maria dos Santos

Possui graduação em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal da Bahia (1974) , especialização em Metodologia do Ensino Pesquisa e Assistência de Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1979) , especialização em Ativação de processos de mudança na formação super pelo Fundação Oswaldo Cruz (2006) , mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) . Atualmente é Professor Associado 1 da Universidade Federal de Alagoas, Professor Associado II da Universidade Federal de Alagoas, Revisor de periódico da História da Enfermagem Revista Eletrônica – HERE, Membro de corpo editorial da Historia da Enfermagem Revista Eletrônica, Membro de corpo editorial da Enfermagem em foco, Membro de corpo editorial da Cogitare Enfermagem (UFPR), Conselheira Suplente em atuação do Conselho Federal de Enfermagem e Presidente Gestão 2010/2013 do Associação Brasileira de Enfermagem Seção Alagoas. Tem experiência na área de Enfermagem , com ênfase em Fundamento de Enfermagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem – História – História da Enfermagem.

Maria Luísa de Castro Almeida

Possui graduação em Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (1977) ,especialização em Gestão de Sistemas de Saúde pelo FUNDAÇÃO ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (2002) e especialização em Metodologia da Assistência de Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia (2000). Presidente do Coren-BA.

Emiliane Santiago

 Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2008), graduação em Licenciatura Plena em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2011) e mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é formuladora de concursos públicos de saúde – CETRO Concursos, doutorando da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e professor substituto de 3º da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em PESQUISA, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, história da enfermagem, identidade profissional, história das instituições e educação.

Maria do Rozário de Fátima Borges Sampaio

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (1980), Especialização em Saúde Pública pela Universidade Federal do Piauí (2000) e em Educação Profissional na Area de Saude:Enfermagem pela Escola Nacional de Saúde Pública (2003). É mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (2005). Professora aposentada da Universidade Federal do Piauí -Departamento de Enfermagem. Foi Secretária Municipal de Saúde do município de União-Piauí. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, legislação e exercício da enfermagem, Bioética, Sistematização da Assistência da Enfermagem, teorias da enfermagem, DST, hiv/aids, biossegurança, sexualidade feminina, enfermagem obstetrica. Conselheira do Conselho Federal de Enfermagem.

Osvaldo Albuquerque Sousa Filho

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica da UECE e Mestre em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Atua no Instituto Dr. José Frota – IJF, Hospital Municipal referência Norte-Nordeste em Urgência/Emergência e na Secretaria de Saúde do Estado do Ceará – SESA/CGTES. Atuou como docente no Curso de Graduação da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza – FGF; Gerente de Enfermagem do Hospital Mira y López e demais instituições de saúde. Foi Conselheiro Regional do Coren-CE e, no ano de 2009, eleito Conselheiro Federal Suplente do Conselho Federal de Enfermagem. Efetivado, ocupou a pasta de segundo tesoureiro. Durante a gestão assumiu como presidente interventor no Coren-CE/2010 e posteriormente a Coordenação da Junta Interventora do Coren-PA/2011. Foi presidente da Junta Governativa do Coren-RS. Desenvolve pesquisas nas temáticas: Violência no Trânsito e Violência Infantil. Atualmente é presidente interino do Conselho Federal de Enfermagem


Cofen


 Este conteúdo foi visitado 1902 vezes.  

<< Voltar para a página anterior...
Livros - Submarino.com.br
Nova pagina 2

Nova pagina 2
 
 
 


Acompanhe nosso RRS

 

 

 
Nova pagina 2