Nova pagina 2

 

 
Nova pagina 2

Principal   

Quem somos   

Últimas notícias   

Eventos   

Notícias da Saúde   

Artigos da Saúde   

Notícias da Enfermagem   

Vestibulares   

Instituições de Ensino   

Cursos e capacitações   

Concursos em Destaque   

Calculadoras   

Links Interessantes   

Terminologias   

Pesquisas e Estudos   

Biblioteca Virtual   

Enfermagem   

Biológicas e da Saúde   

Pós-Graduação   

Idiomas   

Áreas de Atuação   

Conselhos   

Enfer. em Saúde Pública   

Enfermagem do Trabalho   

Artigos   

Monografias   

Teses e Dissertações   

Leis,   
Decretos e Resoluções   

Código de Ética   

 
Nova pagina 2
   | 1 enfermeiros on-line

Concursos!  

  Notícias da Saúde
Peças do museu científico fundado por Oswaldo Cruz serão expostas na Fiocruz

Os 110 anos do museu fundado pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz são lembrados na exposição Corpo, Saúde e Ciência: O Museu de Patologia do Instituto Oswaldo Cruz, que abriu hoje (6) no histórico Castelo Mourisco da instituição. Uma parceria entre o Museu de Patologia, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC), o Museu da Vida e a Casa de Oswaldo Cruz, todos unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a exposição traz peças históricas de anatomia, documentos, desenhos e instrumentos médicos, além de um módulo com atividades interativas.

Os cerca de 100 itens expostos integram três coleções biológicas mantidas pela instituição: Seção de Anatomia Patológica, Coleção de Febre Amarela e Coleção do Departamento de Patologia do IOC-Fiocruz. Um dos curadores da exposição, o chefe do laboratório de patologia do IOC, Marcelo Pelajo, explica que o acervo é considerado emblemático. Entre as peças estão órgãos doentes que, atualmente, só são vistos em livros de medicina.

“Quando a gente fala da criação do museu, de Henrique da Rocha-Lima, Gaspar Vianna, Magarinos Torres e outros nomes que já não são tão conhecidos da população, é trazer esses exemplos. [A Fiocruz] é uma instituição muito rica de exemplos para a população do ponto de vista de produção da ciência e de conhecimento. Então é trazer também a história de profissionais que trabalharam para que a gente tivesse hoje esse acervo constituído que contribui não só para a medicina, mas para a população em geral”, diz Pelajo.

O historiador da Casa de Oswaldo Cruz, Pedro Paulo Soares, lembra que a exposição pretende aproximar um conteúdo “duro” ao cotidiano das pessoas, tentando popularizar a ciência como um produto de cultura e entretenimento.

“Aqui a gente tenta fazer essa aproximação, porque a própria anatomia dela se desenvolve intimamente ligada à arte. Eu acho que tem isso, a tentativa de popularizar a ciência, fazer com que a ciência possa ser entendida e apreciada pela sociedade de um modo geral como entretenimento, como cultura, como um bem que lhe é próprio. E entra aí também a ideia de patrimônio, nós temos uma história que não é só da Fiocruz, é do país”.

A tecnologista em saúde pública do IOC-Fiocruz, Bárbara Dias, diz que a mostra pretende aproximar o método científico do cotidiano das pessoas. “Outra coisa marcante é a criança trazer o pai para mostrar realmente o que está acontecendo com o pulmão por causa do cigarro. Então você vê o pai todo desconcertado e o filho dando uma bronca, \'olha seu pulmão está ficando daquele jeito, vai morrer e o seu pulmão vai ficar aqui\'. Então é uma resposta da população que a gente, enquanto cientista dentro do laboratório, não imaginava. E a curiosidade deles é muito grande”.

A exposição Corpo, Saúde e Ciência: O Museu de Patologia do Instituto Oswaldo Cruz integra as atividades do Museu da Vida e pode ser vista até o dia 28 de setembro. Grupos escolares podem agendar a visita de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 16h30. Aos sábados a visitação é livre, das 10h às 16. A entrada é gratuita. A Fiocruz fica no bairro de Manguinhos, na zona norte do Rio.

O acervo também está disponível no site http://museudapatologia.ioc.fiocruz.br/.


Agência Brasil
Fábio Massalli


 Este conteúdo foi visitado 776 vezes.  

<< Voltar para a página anterior...
Livros - Submarino.com.br
Nova pagina 2

Nova pagina 2
 
 
 


Acompanhe nosso RRS

 

 

 
Nova pagina 2