Nova pagina 2

 

 
Nova pagina 2

Principal   

Quem somos   

Últimas notícias   

Eventos   

Notícias da Saúde   

Artigos da Saúde   

Notícias da Enfermagem   

Vestibulares   

Instituições de Ensino   

Cursos e capacitações   

Concursos em Destaque   

Calculadoras   

Links Interessantes   

Terminologias   

Pesquisas e Estudos   

Biblioteca Virtual   

Enfermagem   

Biológicas e da Saúde   

Pós-Graduação   

Idiomas   

Áreas de Atuação   

Conselhos   

Enfer. em Saúde Pública   

Enfermagem do Trabalho   

Artigos   

Monografias   

Teses e Dissertações   

Leis,   
Decretos e Resoluções   

Código de Ética   

 
Nova pagina 2
   | 1 enfermeiros on-line

Concursos!  

  Notícias da Saúde
Força Nacional do SUS dá início a terceira etapa

O Ministério da Saúde inicia a terceira etapa do trabalho que vem sendo desenvolvido para o atendimento médico e psicossocial aos familiares e vítimasdo incêndio ocorrido no último dia 27, em Santa Maria (RS). No momento, a Força Nacional do SUS (FN-SUS) seguecom uma equipe mobilizada em Porto Alegre. A capital gaúcha concentra os trabalhos da Força, antes desenvolvidos em parceria com a equipe mobilizada em Santa Maria.

Segundo o último boletim da FN-SUS, divulgado na tarde desta segunda-feira (18), 33 pacientes permanecem internados em hospitais das cidades de Santa Maria e Porto Alegre. Destes, cinco pacientes necessitam de ventilação mecânica e seguem em estado crítico.

“O Ministério da Saúde estácomprometido em oferecer a esses familiares e vítimas do incêndio, o tratamento adequado a plena recuperação física e psicológica. Para isso, todos os recursos necessários estão sendo disponibilizados e isso continuará sendo feito nas próximas etapas dessa ação. A intenção é garantir que os pacientes tenham o acolhimento qualificado e de qualidade”, enfatizou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Em parceira com Estado do Rio Grande do Sul e o Município de Santa Maria,oMinistério da Saúde montou um plano de ação para atenção psicossocial aos familiares e vitimas do incêndio. O Núcleo de Atenção Psicossocial foi montado para atuar na situação e conta com 164 profissionais divididos em equipesmultidisciplinares. Do dia 31 de janeiro a 17 de fevereiro foram realizados 1.027 atendimentos.

Os atendimentos aos familiares e vítimas do incêndio foram divididos em atendimentos individuais, grupais, por telefone, visitas domiciliares a sobreviventes, familiares das vítimas e demais pessoas que estão com sofrimento mental em decorrência do incêndio. Além disso, a uniformização da assistência continuada aos pacientes que já tiveram alta médica, para que possam ter acompanhamento e – posteriormente – façam outras consultas e exames também está sendo discutida.

VOLUNTARIADO - O cadastro de voluntários para composição das equipes psicossociais, antes realizado pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP), passou a ser de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Santa Maria. Os profissionais de saúde, das várias especialidades, podem se inscrever pelo site www.santamaria.rs.gov.br, através do no link Solidariedade Cadastro de Voluntários.

FORÇA – O Ministério da Saúde, por meio da Força Nacional do SUS, enviou ao Estado 22 respiradores, sete ambulâncias de UTI do SAMU, 30 ventiladores e 30 oxímetros de pulso, 200 ampolas de imunoglobulina antitetânica, 140 kits de hidroxicobalamina  e 15 monitores. Também foram disponibilizados 120 profissionais entre psicólogos e psiquiatras para atendimento a vítimas e familiares.


Portal Saúde


 Este conteúdo foi visitado 1007 vezes.  

<< Voltar para a página anterior...
Livros - Submarino.com.br
Nova pagina 2

Nova pagina 2
 
 
 


Acompanhe nosso RRS

 

 

 
Nova pagina 2