Nova pagina 2

 

 
Nova pagina 2

Principal   

Quem somos   

Últimas notícias   

Eventos   

Notícias da Saúde   

Artigos da Saúde   

Notícias da Enfermagem   

Vestibulares   

Instituições de Ensino   

Cursos e capacitações   

Concursos em Destaque   

Calculadoras   

Links Interessantes   

Terminologias   

Pesquisas e Estudos   

Biblioteca Virtual   

Enfermagem   

Biológicas e da Saúde   

Pós-Graduação   

Idiomas   

Áreas de Atuação   

Conselhos   

Enfer. em Saúde Pública   

Enfermagem do Trabalho   

Artigos   

Monografias   

Teses e Dissertações   

Leis,   
Decretos e Resoluções   

Código de Ética   

 
Nova pagina 2
   | 1 enfermeiros on-line

Concursos!  

  Notícias da Saúde
Medicina/Unesp ministra aulas em programa de mestrado na África


Para atualizar e incentivar profissionais da saúde a atuarem e promoverem pesquisas na Saúde Pública, o governo de Cabo Verde, na África, com o apoio e parceria da Unesp, através de sua Pró-Reitoria de Pós-Graduação e da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) promove, até 2013, um curso de pós-graduação na área.

Com duração de dois anos, a especialização contempla profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros) que atuem no país. As aulas ocorrerão de forma presencial e por meio de videoconferências.

Dentro das disciplinas e tópicos a serem cursados nesse mestrado, os alunos terão a oportunidade de conhecimento e desenvolvimento prático de pesquisas dentro da saúde pública.

A Unesp, através de sua Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), será responsável pelo apoio acadêmico com professores da área ministrando algumas disciplinas do conteúdo.

A primeira aula ocorreu dia 5 de setembro, quando as professoras Eliana Goldfarb Cyrino, Karina Pavão Patrício (ambas do Departamento de Saúde Pública da FMB) e Cristina Parada (vinculada ao Departamento de Enfermagem), estiveram em Cidade de Praia, capital do país, para ministrarem o tema “Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa”.

A coordenadora do programa pela Unesp será a profª Elen Castanheira.

Profª Eliana Cyrino ressalta que os alunos contemplados pelo curso podem ter, futuramente, oportunidade de estágios, visitas técnicas e até cursarem algumas disciplinas no Brasil, como forma de conhecerem a formação e pesquisas desenvolvidas em Saúde Pública realizada no país.

“Cabo Verde não possui faculdades ou universidades que formem médicos. Muitos dos profissionais são formados em diversos países, como no Brasil, e principalmente na Unesp”, explica.

Algumas disciplinas ocorrerão de forma presencial e outras serão oferecidas por videoconferência entre os dois países. A cada mês, um professor do Departamento de Saúde Pública irá a Cabo Verde para ministrar aula dentro do programa.

“É uma oportunidade para que esses profissionais se atualizem e promovam pesquisas em saúde pública voltadas à própria realidade. Essa parceria se torna importante pela possibilidade de mostrar experiências e conceitos do SUS (Sistema Único de Saúde) dentro da atenção básica de assistência”, frisa profª Eliana.

Flávio Fogueral
Jornal da FMB



 Este conteúdo foi visitado 921 vezes.  

<< Voltar para a página anterior...
Livros - Submarino.com.br
Nova pagina 2

Nova pagina 2
 
 
 


Acompanhe nosso RRS

 

 

 
Nova pagina 2