Nova pagina 2

 

 
Nova pagina 2

Principal   

Quem somos   

Últimas notícias   

Eventos   

Notícias da Saúde   

Artigos da Saúde   

Notícias da Enfermagem   

Vestibulares   

Instituições de Ensino   

Cursos e capacitações   

Concursos em Destaque   

Calculadoras   

Links Interessantes   

Terminologias   

Pesquisas e Estudos   

Biblioteca Virtual   

Enfermagem   

Biológicas e da Saúde   

Pós-Graduação   

Idiomas   

Áreas de Atuação   

Conselhos   

Enfer. em Saúde Pública   

Enfermagem do Trabalho   

Artigos   

Monografias   

Teses e Dissertações   

Leis,   
Decretos e Resoluções   

Código de Ética   

 
Nova pagina 2
   | 1 enfermeiros on-line

Concursos!  

  Notícias da Enfermagem
Curso de Enfermagem da Unesp-Botucatu recebe novamente 5 estrelas pelo Guia do Estudante


Pelo quarto ano consecutivo, o curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) foi premiado com 5 estrelas pelo Guia do Estudante, da Editora Abril. A classificação é considerada “excelente”, segundo os critérios da publicação.

É um prêmio anual, que teve início em 2005 e neste ano chega a 21ª edição. Tem por objetivo identificar, valorizar e difundir as melhores instituições de ensino superior do país.

O Guia do Estudante (GE) avalia apenas cursos superiores que atendem a quatro critérios: 1) ter a titulação de bacharelado; 2) possuir turma formada há pelo menos um ano; 3) ter turma(s) em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo; 4) ser um curso presencial. A redação do GE entra em contato com os respectivos coordenadores, por e-mail e telefone, e solicita o preenchimento de um questionário, também eletrônico, com dados específicos sobre o curso, como titulação do corpo docente e produção científica.

Na opinião da coordenadora do curso de Enfermagem da FMB, professora Vera Tonete, conquistar a classificação 5 estrelas pela primeira vez foi difícil, mas manter esse nível de excelência também é um desafio que exige esforços.

Segundo ela, pelo fato de a quantidade de professores titulados constar entre os critérios da avaliação, o curso tem incentivado que eles progridam na carreira. Além disso, diz ela, a participação em pesquisas, publicação de artigos, livros e participação em eventos científicos também têm sido diferenciais.

“Nós temos correspondido aos critérios do Guia do Estudante tanto quantitativamente quanto qualitativamente”, afirma professora Vera.

Ainda de acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da FMB, houve um crescimento no número de alunos e professores envolvidos em projetos de extensão e, no ensino, a consolidação do Programa de Pós-Graduação também foi crucial, já que conta com a participação de muitos dos professores da graduação.

“Como nosso mestrado é profissionalizante, os alunos desenvolvem suas pesquisas em seu próprio ambiente de trabalho, o que é muito interessante”, continua.

Professora Vera ainda menciona como pontos fortes do curso os intercâmbios entre os estudantes da FMB e de outras instituições de várias partes do mundo, principalmente América do Sul e Europa; e a oportunidade de estágios nos diversos palcos de ensino, que incluem hospitais da região de Botucatu.

Integração – Inserir os estudantes diretamente nas ações da rede de serviços de saúde é uma das conquistas que, para a chefe do Departamento de Enfermagem da FMB, professora Carmem Casquel Monti Juliani, refletem na excelência do curso, reconhecida pelo Guia do Estudante.

“Formamos nossos alunos focando nos ideais do Sistema Único de Saúde (SUS) e isso, acredito, é um diferencial. Outro fator que deve ser considerado é que a articulação entre graduação e pós-graduação estimula os alunos a ingressarem na iniciação científica. Os estudantes são incentivados a não apenas produzirem, mas também consumirem pesquisas para permanecerem atualizados na profissão”, comenta.

Também de acordo com professora Carmem, a maioria dos professores do Departamento de Enfermagem está envolvida com os pilares básicos da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Essa condição, avalia ela, proporciona qualidade ao curso.

O curso

O Departamento de Enfermagem da FMB tem atualmente 120 alunos nos quatro anos da graduação, além de aprimorandos, residentes, especializandos e pós-graduandos. São 28 os docentes responsáveis pela formação destes estudantes, além de professores do IB (Instituto de Biociências) e dos departamentos de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria e Saúde Pública que participam da formação básica dos futuros enfermeiros. Até o ano de 2010, formaram-se 431 enfermeiros nesse curso.

Em 2011, do total de 84 docentes, 96% são doutores, professores adjuntos ou titulares.

São oferecidas anualmente 30 vagas e em 2011, o vestibular da Vunesp – que seleciona os candidatos interessados no curso de Enfermagem da FMB, recebeu 627 inscritos, o que resultou em uma 20,8 candidatos/vaga.

Sobre o Guia do Estudante

O Guia do Estudante surgiu em 1984, como uma edição especial do Almanaque Abril. A proposta se mantém atual: orientar o vestibulando sobre o que e onde estudar, trazer informações atualizadas sobre o mercado de trabalho e as novas profissões e ainda orientar sobre pós-graduação, bolsas de estudo e reunir a lista com o nome e o endereço das faculdades e universidades do país.

Leandro Rocha
Assessoria de Comunicação e Imprensa



 Este conteúdo foi visitado 1953 vezes.  

<< Voltar para a página anterior...
Livros - Submarino.com.br
Nova pagina 2

Nova pagina 2
 
 
 


Acompanhe nosso RRS

 

 

 
Nova pagina 2