Nova pagina 2

 

 
Nova pagina 2

Principal   

Quem somos   

Últimas notícias   

Eventos   

Notícias da Saúde   

Artigos da Saúde   

Notícias da Enfermagem   

Vestibulares   

Instituições de Ensino   

Cursos e capacitações   

Concursos em Destaque   

Calculadoras   

Links Interessantes   

Terminologias   

Pesquisas e Estudos   

Biblioteca Virtual   

Enfermagem   

Biológicas e da Saúde   

Pós-Graduação   

Idiomas   

Áreas de Atuação   

Conselhos   

Enfer. em Saúde Pública   

Enfermagem do Trabalho   

Artigos   

Monografias   

Teses e Dissertações   

Leis,   
Decretos e Resoluções   

Código de Ética   

 
Nova pagina 2
   | 1 enfermeiros on-line

Concursos!  

  Notícias da Saúde
Modelo da Cultura pode ser usado como exemplo e adaptado para a Saúde: humanização e acolhimento precisam ser ampliados.


Muito se fala em humanização na saúde atualmente. Só aqui na Humaniza Brasil recebemos diariamente inúmeros e-mails de estudantes, gestores, trabalhadores e  profissionais buscando informações e mandando sugestões sobre humanização na saúde. Mas, um ponto é sempre lembrado por um ou outro contato: humanizar humanos é algo intrigante! E é mesmo. Porém, é preciso que se entenda o que vem a ser exatamente isto.

Sabemos que o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, fomentar as iniciativas de humanização na saúde. Isso já acontece há 10 anos e é algo muito importante para os usuários do SUS e para os trabalhadores da saúde. Porém, queremos refletir uma questão: não seria interessante a descentralização real das ações governamentais em humanização na saúde? Não que o trabalho oficial não seja interessante e importante, muito pelo contrário. Mas, poderiam existir projetos ou programas que pudessem dar pernas ao municípios quando o assunto fosse humanização na saúde.

Peguemos um exemplo de descentralização que ocorre no próprio governo federal: os pontos de cultura propostos pelo Ministério da Cultura. Talvez, o modelo de fomento e empoderamento que a Cultura quer, possa servir de exemplo para o Ministério da Saúde. O caminho poderia ser empoderar as bases da saúde para ampliar o trabalho de humanização e acolhimento. As experiências que existem em todo o Brasil em humanização na saúde poderiam servir de exemplo real para ampliar a rede de produção de saúde. Lembramos que os pontos de cultura, programa idealizado por Célio Turino, secretário nacional de cultura de cidadania do Ministério da Cultura.

Isto é apenas a ponta de um imenso novelo que o Brasil desenrola. Humanização é necessidade básica e acolhimento é gestão estratégica. A Humaniza Brasil valoriza o trabalho das redes de produção de saúde no Brasil e está, dentro do grupo de estudos de humanização na saúde David Capistrano, buscando novos caminhos para treinamentos e aplicação de gestão humanizada e acolhedora.

Quer saber mais, ligue para 14-81531885 ou 14-3011-6570. Ou mande e-mail: contato@humanizabrasil.org.br.

Fonte: humanizabrasil.org.br




 Este conteúdo foi visitado 1374 vezes.  

<< Voltar para a página anterior...
Livros - Submarino.com.br
Nova pagina 2

Nova pagina 2
 
 
 


Acompanhe nosso RRS

 

 

 
Nova pagina 2