Nova pagina 2

 

 
Nova pagina 2

Principal   

Quem somos   

Últimas notícias   

Eventos   

Notícias da Saúde   

Artigos da Saúde   

Notícias da Enfermagem   

Vestibulares   

Instituições de Ensino   

Cursos e capacitações   

Concursos em Destaque   

Calculadoras   

Links Interessantes   

Terminologias   

Pesquisas e Estudos   

Biblioteca Virtual   

Enfermagem   

Biológicas e da Saúde   

Pós-Graduação   

Idiomas   

Áreas de Atuação   

Conselhos   

Enfer. em Saúde Pública   

Enfermagem do Trabalho   

Artigos   

Monografias   

Teses e Dissertações   

Leis,   
Decretos e Resoluções   

Código de Ética   

 
Nova pagina 2
   | 1 enfermeiros on-line

Concursos!  

  Notícias da Saúde
SES/MT - MT Hemocentro lança Campanha de Doação de Sangue do Carnaval 2011 nesta segunda-feira




O MT Hemocentro lança nesta segunda-feira (21.02) a Campanha Estadual de Doação de Sangue do Carnaval 2011. O período carnavalesco é uma época em que os estoques de sangue do MT Hemocentro, da Secretaria de Estado de Saúde, ficam mais baixos.

Para tanto, neste período pré-carnavalesco a Unidade Móvel da Unidade estará em diferentes pontos do Estado, com uma extensa programação, de forma a atrair e manter o estoque adequado e atender a demanda de sangue em todo Mato Grosso. A campanha prossegue até o dia 26 de fevereiro.


“Realizamos esta Campanha antes das festas da folia do momo, visto que as doações de sangue só podem ser feitas apenas no período que antecede ao carnaval, pois um dos requisitos para que o doador seja aceito é de que não tenha ingerido bebida alcoólica por um período de 24 horas antes da doação”, disse a diretora do MT Hemocentro, Eliana Rabani.


As campanhas são realizadas com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do ato de doar sangue e de estar contribuindo com os hospitais e unidades de saúde no abastecimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. “Nessa época festiva do carnaval são registradas ocorrências mais freqüentes de acidentes e ou vitimas de violência, e consequentemente aumentam os pedidos dos hospitais de sangue”, enfatizou Eliana Rabani.


Durante a campanha, a unidade móvel ficará estacionada em pontos estratégicos de captação. A aberrtura programada para o dia 21 de fevereiro, o ônibus ficará no Centro Político Administrativo, em frente ao estacionamento da Secretaria de Estado de Saúde, das oito horas da manhã às dez horas.


No dia 22, a equipe de coleta de sangue do MT Hemocentro estará na Faculdade UniRondon, das 08 as 17h. Neste mesmo dia, a unidade móvel ficará estacionada em frente ao Postão, em Várzea Grande a espera de doações, no período das 08 as 17h.


Na quarta-feira (23.02), a coleta de sangue sera no município de Cáceres, das 08 as 17h, nas Unidades Básicas de Saúde. No dia 24, as doações poderão ser feitas, na sede do Corpo de Bombeiros do bairro Verdão, em Cuiabá, das 08 as 17h.


Para o dia 25 de fevereiro, os locais escolhidos para as doeações e captação de novos doadores foi a Praça da República, das 08 as 11h e na Faculdade Icec, das 18h30 as 21h30.


Já o encerramento de mais essa Campanha Estadual de Sangue, no dia 26 de fevereiro (sábado), será na Praça Aquidaban, no centro de Várzea Grande, das 08h30 as 17h.


“Vale ressaltar que além desses locais o MT - Hemocentro e o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá também farão a coleta de sangue durante esse período”, enfocou a diretora.


QUEM PODE DOAR – Podem doar sangue pessoas que tenham peso acima dos 50 quilos, sentir-se bem e com saúde, não sejam portadores de doenças transmissíveis, não sejam hipertensos e que tenham idade entre 18 e 65 anos. No ato da doação o doador deverá apresentar um documento de identidade. Os homens podem doar sangue de dois em dois meses. Já as mulheres podem fazer a doação de três em três meses. Doações de sangue precisam ser feitas constantemente, respeitados os intervalos mencionados, porque o sangue coletado tem validade de uso.


“Doar sangue, como todos sabem, não dói, não faz mal, não causa fraqueza, e o doador está contribuindo para salvar não apenas uma, mas três vidas quando faz a doação”, lembrou Eliana Rabani. Ela se referia ao fato de que, de uma doação se colhe, também, plasma e plaquetas sanguíneas o que torna possível que o material do doador seja ministrado a três pessoas que dele precisam para sobreviver.


O doador deverá apresentar um documento de identificação e não estar em jejum no ato da doação, que também pode ser feita na sede do MT Hemocentro, que fica na Rua 13 de Junho, 1055, Centro da Capital, e no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), no horário das 7h30 às 17h30.

CONASS




 Este conteúdo foi visitado 964 vezes.  

<< Voltar para a página anterior...
Livros - Submarino.com.br
Nova pagina 2

Nova pagina 2
 
 
 


Acompanhe nosso RRS

 

 

 
Nova pagina 2