Nova pagina 2

 

 
Nova pagina 2

Principal   

Quem somos   

Últimas notícias   

Eventos   

Notícias da Saúde   

Artigos da Saúde   

Notícias da Enfermagem   

Vestibulares   

Instituições de Ensino   

Cursos e capacitações   

Concursos em Destaque   

Calculadoras   

Links Interessantes   

Terminologias   

Pesquisas e Estudos   

Biblioteca Virtual   

Enfermagem   

Biológicas e da Saúde   

Pós-Graduação   

Idiomas   

Áreas de Atuação   

Conselhos   

Enfer. em Saúde Pública   

Enfermagem do Trabalho   

Artigos   

Monografias   

Teses e Dissertações   

Leis,   
Decretos e Resoluções   

Código de Ética   

 
Nova pagina 2
   | 1 enfermeiros on-line

Concursos!  

  Notícias da Enfermagem
Equipes de Enfermagem são capacitadas para prevenir dengue no Hospital Centenário


São Leopoldo - Nesta quinta-feira, 9, o Serviço de Controle de Infecções do Hospital Centenário (SCIHC) iniciou a capacitação da equipe de Enfermagem da instituição sobre sinais iniciais de Dengue. O objetivo da Casa de Saúde é atualizar as informações para diagnósticos precoces de possíveis pacientes da doença.

Os profissionais que atuam no Pronto Socorro do hospital aprenderam o procedimento da prova do laço, entre outras informações atualizadas sobre diagnósticos, sinais, sintomas e tratamento da dengue. “Dividimos em grupos de sete servidores, durante todo o dia, para não prejudicar os atendimentos dos pacientes do setor de urgência e emergência”, destacou a enfermeira do SCIHC, Fernanda Estrella.

Fernanda disse que, apesar do município de São Leopoldo não possuir focos do mosquito transmissor e não ter registrado nenhum caso da doença, nesta época do ano, muitos leopoldenses viajam para áreas de risco como Norte do Estado e outros estados no país.

“Temos que agir preventivamente e qualificar nossos profissionais”, ressaltou a enfermeira. No dia 15 de dezembro, no anfiteatro do hospital, a partir das 10h, ocorrerá a capacitação dos profissionais de Enfermagem que atendem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Saúde.

Prova do Laço – O Ministério da Saúde recomenda a prova do laço em todos os casos suspeitos de Dengue, pois é um exame de triagem. Os passos para realizar a prova do laço são os seguintes: Medir a pressão arterial do usuário, seguindo as recomendações técnicas.

Desenhar no antebraço do paciente na área onde estava o manguito e abaixo da prega do cotovelo um quadrado medindo 2,5 cm X 2,5 cm.Voltar a insuflar o manguito até o ponto médio entre a pressão máxima e a mínima (Ex: PA do paciente apresentou 120 por 80, então insuflar até 100 - que é a média entre 120 e 80). O aperto do manguito não pode fazer desaparecer o pulso.

Resultados - Aguardar por cinco minutos com manguito insuflado. Após três ou cinco minutos, soltar o ar do manguito e retirá-lo do braço do paciente. Procurar por petéquias (pequenas pintas vermelhas) dentro do quadrado desenhado. Contar nessa área o número de petéquias. Se contar 20 ou mais petéquias, considere a Prova do Laço POSITIVA. (adulto) Em crianças, 10 ou mais petéquias, considere a Prova do Laço Positiva.
 

Fonte: Viva São Leopoldo



 Este conteúdo foi visitado 1300 vezes.  

<< Voltar para a página anterior...
Livros - Submarino.com.br
Nova pagina 2

Nova pagina 2
 
 
 


Acompanhe nosso RRS

 

 

 
Nova pagina 2