Nova pagina 2

 

 
Nova pagina 2

Principal   

Quem somos   

Últimas notícias   

Eventos   

Notícias da Saúde   

Artigos da Saúde   

Notícias da Enfermagem   

Vestibulares   

Instituições de Ensino   

Cursos e capacitações   

Concursos em Destaque   

Calculadoras   

Links Interessantes   

Terminologias   

Pesquisas e Estudos   

Biblioteca Virtual   

Enfermagem   

Biológicas e da Saúde   

Pós-Graduação   

Idiomas   

Áreas de Atuação   

Conselhos   

Enfer. em Saúde Pública   

Enfermagem do Trabalho   

Artigos   

Monografias   

Teses e Dissertações   

Leis,   
Decretos e Resoluções   

Código de Ética   

 
Nova pagina 2
   | 1 enfermeiros on-line

Concursos!  

  Notícias da Enfermagem
SES/MT - Saúde do Estado realiza Capacitação em Semana Alusiva a Doação de Órgãos




CAROLINA MIRANDA
Assessoria/SES-MT

Na próxima segunda-feira (27.09) comemora-se o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos. A Secretaria de Estado de Saúde por meio da Coordenadoria Estadual de Transplantes promoverá entre os dias 27 e 30 de setembro, Capacitação em Semana Alusiva a Doação de Órgãos e Tecidos.

A capacitação terá início na segunda-feira (27.09), com o Curso de Formação das Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, no Auditório do Hospital Santa Rosa, em periodo integral, sendo os demais módulos ministrados nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2010.


O curso tem por objetivo treinar, informar, capacitar, além de reciclar conhecimentos e técnicas das equipes multiprofissionais que trabalham nos Hospitais de Cuiabá para que formem suas comissões de acordo com a classificação de cada instituição e atuem na captação de doadores de órgãos e tecidos para transplantes conforme determinação da nova portaria ministerial nº 2.600 de 21 de outubro de 2009.


A metodologia proposta para essa atividade será de palestras, mesa redonda, debates, discussões em grupo e trocas de experiências. Os temas abordados serão a respeito do Panorama da Política Nacional de Transplantes, Financiamentos, Operacionalização no âmbito hospitalar, Aspectos éticos do transplante, o Papel das Comissões Intra-Hospitalares, Conceitos técnicos, Entrevista familiar no contexto da doação, Otimização dos processos de doação e a Importância da documentação legal.


Em Mato Grosso existem 04 comissões intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT’s) funcionando nos seguintes estabelecimentos: Hospital Santa Helena, Hospital Geral Universitário (HGU), Hospital Universitário Júlio Müller e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.


“ A Coordenadoria Estadual de Transplantes trabalha com capacitação dos profisionais da saúde e na sensibilização da sociedade de uma forma geral para que tenham acesso as informações sobre a importância da Doação de Órgãos e Tecidos para transplantes, o funcionamento e os serviços prestados pela Coordenadoria, os transplantes realizados em nosso Estado, sendo esses divulgados em parceria com os municípios, faculdades, escolas, hospitais e mutirões”, informou a coordenadora Estadual de Transplantes, Fatima Melo.


DADOS- Córneas- Em 2008 foram realizados 162 transplantes de Córnea. Em 2009 foram realizados 117 transplantes . Em 2010, após o recredenciamento (em abril) foram realizados 22 transplantes de Córnea até a presente data.


Fila de Espera/Córneas: 342 pacientes


RINS – Em 2008 foram realizados 08 transplantes renais. Em 2009 foram realizados 04 transplantes renais.


Fila de Espera/Rim: 638


DEMAIS TRANSPLANTES - O Estado de Mato Grosso encaminhou também para outros centros 12 pacientes para realização de transplantes de Fígado, 04 de Pulmão, 02 de Coração e 18 para Medula Óssea.


PARA SER UM DOADOR – Para ser um doador de órgãos e tecidos não é necessário deixar qualquer autorização escrita, em qualquer documento. Basta apenas comunicar à família o desejo da doação. A doação só acontecerá após a autorização familiar.


 

 




 Este conteúdo foi visitado 1246 vezes.  

<< Voltar para a página anterior...
Livros - Submarino.com.br
Nova pagina 2

Nova pagina 2
 
 
 


Acompanhe nosso RRS

 

 

 
Nova pagina 2