Nova pagina 2

 

 
Nova pagina 2

Principal   

Quem somos   

Últimas notícias   

Eventos   

Notícias da Saúde   

Artigos da Saúde   

Notícias da Enfermagem   

Vestibulares   

Instituições de Ensino   

Cursos e capacitações   

Concursos em Destaque   

Calculadoras   

Links Interessantes   

Terminologias   

Pesquisas e Estudos   

Biblioteca Virtual   

Enfermagem   

Biológicas e da Saúde   

Pós-Graduação   

Idiomas   

Áreas de Atuação   

Conselhos   

Enfer. em Saúde Pública   

Enfermagem do Trabalho   

Artigos   

Monografias   

Teses e Dissertações   

Leis,   
Decretos e Resoluções   

Código de Ética   

 
Nova pagina 2
   | 1 enfermeiros on-line

Concursos!  

  Colunista - Maria Amélia Costa Rech
Colunista: Maria Amélia Costa Rech - Mama feminina


A prevenção, estar sempre em alerta, é a forma de nos manter saudáveis, detectar precocemente algum sinal sugestivo é ter uma maior possibilidade de cura e como conseqüência redução do número de mortes.Para nos defendermos desse mal, precisamos fazer uso de algumas ações. Ações essas extremamente importantes. A mais comum, de fácil aprendizagem e sem custo: é o auto-exame da mama.

Este exame é feito pela própria pessoa, que deverá estar despida da cintura para cima e realizá-lo uma vez ao mês. Para as mulheres que menstruam o exame é realizado uma semana depois de cessado o sangramento. Aquelas que já não menstruam sugere-se que faça no primeiro dia de cada mês ou em alguma data importante (aniversário, casamento, etc, pois assim dificultará o esquecimento. Este exame é feito defronte ao espelho, no chuveiro durante o banho ou na cama deitada. Tem uma grande importância, pois através dele pode-se detectar alterações como nódulos ou caroços ,mamilos com secreção, coloração alterada da pele, tamanho das mamas etc.



Sinais sugestivos para ficar alerta e buscar ajuda: caroços, feridas na pele, secreção sanguinolenta ou não pelos mamilos,retração ou desvio do mamilo, abaulamento na pele da mama,nódulo duro nas axilas. aumento desproporcional de uma mama comparada a outra;uma mama mais caída em relação a outra, deformação do contorno natural da mama,irritação da pele em torno do mamilo ou aréola.

Ultra-sonografia: este exame vai diferenciar nódulos benignos dos nódulos sólidos,que tem maior chance de serem cânceres. Mamografia: é o método mais indicado e utilizado para diagnosticar o câncer de mama. Mulheres acima de 40 anos de idade devem se submeter a uma mamografia pelo menos uma vez ao ano, mesmo sem ter ou apresentar qualquer sintoma. Ressonância magnética: através da ressonância consegue-se ter centenas de imagens em todos os eixos da mama. Utiliza-se em pacientes com maior risco de desenvolver o câncer mamário. È importante salientar que tanto a ultra-sonografia quanto a ressonância magnética não substituem a mamografia, ambas são sim consideradas complementares.

Mesmo fazendo o auto-exame de mama mensalmente, a mulher precisa procurar pelo menos uma vez ao ano um profissional médico seja ele mastologista, ginecologista ou mesmo clinico geral para ser submetida ao exame de palpação mamária,exame físico, laboratorial etc...O câncer de mama é uma doença silenciosa, não causa dor e o tumor na maioria das vezes se torna palpável somente em estágios bastante avançado,reduzindo grandemente o número de cura. O risco de vir a ser acometida de um câncer de mama aumenta consideravelmente quando:

A pessoa já teve câncer de mama anteriormente; tem parentes que já tiveram câncer ou que estão com a doença. (mãe, irmã); mulheres fumantes tem um aumento considerável de chance de vir adquirir; obesidade; ingestão freqüente de bebida alcoólica; mulheres que menstruaram precocemente; tenha apresentado algum problema mamário; mulheres que não tiveram filhos; não amamentaram; apresentam o gen ligado ao câncer de mama; mulheres cuja idade seja superior ao 50 anos de idade.

Precisamos colocar aqui que não somente as mulheres sofrem desse risco, homens também tem grande propensão de adquirir essa doença. Apesar de sabermos que o número de homens acometidos em relação as mulheres afetadas é bem menor. Poderíamos dizer que para cada homem com a doença temos de 100 a 170 mulheres acometidas.

Não é somente necessário como importante voltarmos nossos cuidados com nosso corpo e ficarmos sempre em posição de alerta pára qualquer sinal indicando algo diferente do que conhecemos como normal, para termos tempo de buscar e termos ajuda a tempo de evitar ou amenizar um mal maior. Temos centros de saúde, postos e programas da saúde da família que esta aí para nos orientar e dar atendimento adequado, encaminhar se necessário for a profissionais especializados tudo sem nenhum custo. O SUS esta aí para atender a população e com equipes multiprofissionais. Vamos em busca de mantermos saudáveis, de uma melhor qualidade de vida, vamos diminuir esses números assustadores, só depende da nossa boa vontade, do cuidado com nosso corpo físico e mental.

Como fazer o auto exame

No espelho
Com os braços ao longo do corpo, gire para um lado e para outro.
Ver se a axila esta normal ou se tem alteração no tamanho ou no formato das mamas.
Procure inchaço, depressão ou erupção da pele.
Agora faça as mesmas observações com as mãos nos quadris,fazendo pressão forte para contrair os músculos

Agora coloque as mãos sobre a cabeça
Finalmente aperte suavemente cada um dos mamilos com os dedos polegar e indicador. O aparecimento de secreção abundante ou com sangue deve ser relatado imediatamente ao médico.

No banho
Deslize os dedos estendidos, incluindo todas as partes da mama. A mão direita examina a mama esquerda e a mão esquerda a mama direita

Deitada
Junte os dedos da mão direita e massageie com movimentos circulares toda região da mama de fora para dentro, ate o bico. Faça o mesmo na mama direita.qualquer nódulo ou espessamento da pele deve ser relatado ao medico.
Coloque a mão direita ou esquerda sobre a cabeça e faça a mesma coisa desde as axila , tanto de um lado como do outro.

Autora : Drª Enfª Maria Amélia da Costa Rech



 Este conteúdo foi visitado 1124 vezes.  

<< Voltar para a página anterior...
Livros - Submarino.com.br
Nova pagina 2

Nova pagina 2
 
 
 


Acompanhe nosso RRS

 

 

 
Nova pagina 2